Evento marcou o encerramento das atividades do projeto em 2016
A Associação Equestre Vassoural realizou no último final de semana a segunda edição do Enduro Equestre Adaptado. O evento encerrou a programação dos eventos patrocinados pela Lei de Incentivo ao Esporte do governo Federal e contou com a participação dos próprios alunos do projeto.
“A presença dos alunos em competições como essa é importante para o desenvolvimento social das crianças. Depois que meu filho entrou no projeto ele apresentou uma melhora muito grande. Ele é deficiente auditivo e antes da equoterapia ele era muito bravo e não se comunicava direito”, destaca Fabiana Siqueira, mãe de Vinícius que é aluno do projeto há quatro anos.
Foram 14 alunos participantes da atividade e após a competição todos receberam medalhas de participação. Os alunos participaram de provas de 5 e 10km, realizadas na própria Fazenda Vassoural, em Pontal (SP).
“O projeto é muito importante para que os alunos continuem desenvolvendo melhoras motoras, físicas, psicológicas e sociais. Além da melhora dos alunos, o projeto oferece um ambiente de apoio aos familiares que também são beneficiados com a evolução pessoal das crianças”, avalia Elaine Cristina Soares Leite, fisioterapeuta e coordenadora do projeto.
A segunda edição do Enduro Adaptado encerrou as atividades do projeto em 2016, mas as aulas já têm retorno garantido em 2017 e a coordenação busca ampliar o tempo de atuação do projeto junto aos órgão públicos e com os seus patrocinadores.
O projeto
O projeto promove a integração social, o bem estar, o prazer, a alegria, a satisfação pessoal, o desenvolvimento físico, a responsabilidade, o suporte emocional, a confiança e a independência dos praticantes. Busca melhorar a qualidade de vida, além de incluir socialmente esses praticantes através do Esporte Equestre.
O trabalho intensifica e valoriza a prática desportiva a todas as pessoas com algum tipo de deficiência que estão aptas para tal prática, ou seja, que adquiriram maior autonomia e independência para guiar seu cavalo. Também propicia a integração social e familiar, uma vez que, as aulas são realizadas ao ar livre, num ambiente familiar, onde todos cavalgam interagindo entre si, com o seu cavalo e num diferencial: em contato com a natureza.
Atualmente são atendidas 14 crianças e adolescentes com deficiências. Para mais informações: (16) 3953-1929 ou pelo email aev@aev.org.br.
Os patrocinadores são Ourofino Saúde Animal, Savegnago, Usina Uberaba e TGM. E a realização é da AEV através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.