O evento ocorre em comemoração ao mês oficial da luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.
A Associação de Equoterapia Vassoural realiza nesse sábado, dia 30/09, na Fazenda Vassoural em Pontal (SP), o 3º Endurinho Equestre Adaptado. O evento marca as comemorações do mês de Setembro que é considerado o mês oficial da Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Associação de Equoterapia Vassoural (AEV) tem promovido à inclusão dessas pessoas através do Enduro Equestre Adaptado visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso aos recursos da sociedade por parte desse segmento.
O Enduro Equestre Adaptado promovido pela AEV é de suma importância para os seus alunos, pois, promove integração social, melhora da qualidade de vida, bem estar, prazer, alegria, satisfação pessoal, desenvolvimento físico, responsabilidade, suporte emocional, confiança e independência.
De acordo com Elaine Cristina Soares Leite, fisioterapeuta e coordenadora da AEV, a prática do esporte equestre adaptado é fundamental para a inclusão social e melhora da qualidade de vida dos praticantes. “A participação em um evento como esse intensifica e valoriza a prática desportiva, além de proporcionar a integração social e familiar. Elementos importantes para um bom desenvolvimento físico, social e emocional.”
O Enduro Equestre Adaptado é um uma modalidade esportiva onde o conjunto cavalo e cavaleiro devem percorrer uma trilha com obstáculos naturais, em um tempo pré-determinado. O conjunto (cavalo e cavaleiro) devem chegar ao final no menor espaço de tempo, ou no tempo mais próximo do ideal, e o cavalo deve ser aprovado no vetcheck (inspeção realizada por médico veterinário que determina quais as condições físicas do cavalo antes e após o enduro). “É um evento que possibilita ao praticante uma experiência singular, dentro de um ambiente seguro onde as exigências estão de acordo com as suas potencialidades”, destaca Elaine.
Ao longo desses anos, a AEV pode comprovar que o desenvolvimento do trabalho trouxe aos praticantes melhoras evidentes, mostrando ousadia e diferentes respostas em relação à evolução motora, psicológica e comportamental, sendo essas de grande importância para os atendidos, para a equipe envolvida no projeto e para as famílias que vivenciam as melhoras dos seus.
Os apoiadores são Beabisa, Elbel e Fazenda Vassoural.