Serão beneficiados 30 praticantes que possuem alguma deficiência

O projeto “O Esporte Equestre/Paraequestre, uma forma de inclusão e participação ao alcance de todos”, realizado pela Associação de Equoterapia Vassoural, terá seu lançamento oficial nesse sábado (18), às 10h, na Fazenda Vassoural, localizada à Rodovia Maurílio Biagi, Km 5,5 (Entrada do Museu da Cana), em Pontal (SP).

Serão atendidos gratuitamente 30 praticantes, com algum tipo de deficiência, por meio do Esporte Equestre Adaptado, através da maneabilidade, uma modalidade do hipismo atualmente praticada exclusivamente no Brasil.

O esporte é fundamentado na interação entre cavalo e cavaleiro que juntos superam em obstáculos comuns. Os obstáculos na Maneabilidade simulam o trabalho diário realizado no campo, como: agilidade, desenvoltura e temperamento.

“Uma característica interessante desse projeto é a inclusão através do esporte equestre, onde todos juntos competem em nível de igualdade, sem distinção de sexo ou classe social”, afirma Elaine Soares Leite, fisioterapeuta e coordenadora técnica da Associação de Equoterapia Vassoural.

A terapia com cavalos é um complemento ao tratamento convencional. É uma atividade que exige participação de todo corpo e é realizada ao ar livre, proporcionando desenvolvimento físico e emocional e melhorando a qualidade de vida dos praticantes.

Nicholas Piassi, de 9 anos, possui paralisia cerebral. Ele já praticava a Equoterapia há dois anos e neste ano foi inserido no esporte Equestre adaptado, na modalidade de maneabilidade. Além de continuar o desenvolvimento físico consequente da Equoterapia, no esporte ele terá uma nova perspectiva e inclusão social. “É muito gratificante realizar esse trabalho de inclusão e vermos os resultados acontecendo”, conta Elaine.

O projeto

O cavalo já foi o principal meio de transporte. Através dele também se desdobraram histórias de guerra e conquistas. Nos tempos atuais, é utilizado como parte fundamental da Equoterapia, responsável por auxiliar e até mesmo mudar a vida de muitas pessoas.

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), órgão que regulamenta e normatiza sua prática em território nacional, a Equoterapia é dividida em quatro programas básicos: Hipoterapia, Educação/Reeducação, Pré-esportivo e Prática Esportiva Paraequestre.

Cada participante realiza a prática esportiva por cerca de trinta minutos, uma vez por semana.

A associação de Equoterapia Vassoural (AEV) foi fundada em 2010 e já realizou mais de 19 mil atendimentos desde seu início. A associação é uma entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos.

O projeto conta com o patrocínio da Ourofino Saúde Animal e apoio da Fundição Moreno e Supermercado Savegnago. A realização é através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo.

Podem participar do projeto crianças a partir de três anos, adolescentes, jovens e idosos que possuam algum tipo de deficiência. Os interessados precisam estar aptos a participar, conforme avaliação médica e avaliação da equipe de Equoterapia e podem se inscrever pelo telefone (16) 3953-1929 ou através do Facebook.