Vocês sabiam que a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana? Além de promover o equilíbrio e proporcionar um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.
Na Equoterapia a música é uma arte capaz de despertar diversas emoções, como: relaxamento, calmaria, animação, concentração entre outros. Sendo assim, a utilizamos como uma ferramenta de apoio dos atendimentos, buscando o alcance dos nossos objetivos.
A música pode ser inserida de diversas maneiras, ou seja, é uma grande aliada no aumento do vínculo entre o praticante e o cavalo, estimula o desenvolvimento, é facilitadora da observação do praticante entre as diferenças do corpo animal e o seu, é utilizada também no aprendizado sobre os materiais disponíveis usados na Equoterapia e, ainda através da música, o praticante é capaz de compreender o início e o fim do atendimento, auxiliando na possível formação de angústia e sentimentos de medo que possam surgir no decorrer do atendimento de Equoterapia, dentre outros benefícios. Por meio da atividade musical desenvolvida, foi possível conhecer os estilos musicais dos nossos praticantes e, consequentemente, poderemos utilizá-los no retorno dos atendimentos presenciais, auxiliando o fortalecimento de vínculos entre profissional, praticante e cavalo.
Enquanto as pessoas escutam música, batem palmas, batem os pés e dançam. É visível que nenhuma permanece quieta, alguma reação acontece, mesmo que seja com um olhar, um sorriso! Por isso a participação das famílias é fundamental nos momentos de apreciação musical, seja na ação de cantar, de dançar ou simplesmente ouvir!!! Essas relações permitem o bem estar físico e emocional de todos, e para cantar, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção! Cante com sua família e os laços afetivos certamente serão fortalecidos.
Equipe AEV